Turismo para as novas gerações
Os millennials (pessoas na faixa etária dos 18 aos 35 anos) e a geração Z (nascidos a partir de 1995) são as grandes apostas para alavancar o setor turístico. Os empresários que atuam nesse segmento devem investir em turismo de experiências e voltar suas promoções para esse público. Os millennials e Z’s têm papel fundamental na tomada de decisões da família, como por exemplo, eles escolhem as próximas viagens em família, planejam a rota gastronômica e de aventura.
Transformação digital
O celular é a principal ferramenta presente no cotidiano das pessoas, sendo o primeiro meio de busca na hora de escolher o próximo destino. Segundo Renata Cerqueira, gerente da indústria de Viagens do Facebook, dos 127 milhões de usuários do Facebook, 122 milhões usam a plataforma no celular. Dentre os usuários, 22% navegam pelo dispositivo para concluir viagens.
Roteiros de fé
O mês de outubro tem 185 atrações e festividades inscritas no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo. Dos eventos registrados 49 estão relacionadas ao turismo religioso como as romarias, círios, procissões, peregrinações e missas. Em todos os estados do Brasil as grandes celebrações movimentam cerca de 20 milhões de viagens por ano e injetam na economia local aproximadamente R$15 bilhões, contribuindo para a geração de emprego e renda.
7 milhões para turismo rural
O turismo rural valoriza e gera impacto econômico na agricultura familiar com a comercialização dos produtos artesanais e orgânicos. As vendas diretas, negócios fechados e futuros somam mais de R$7,3 milhões na produção agropecuária de pequenos negócios no Brasil.