Uberlândia passa a integrar novo mapa turístico do país

Uberlândia passa a integrar novo mapa turístico do país

0 3379

O mapa do turismo brasileiro mudou. A nova configuração traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos. E a cidade de Uberlândia agora faz parte desse novo mapa turístico, participando dos programas do Ministério do Turismo e apta a receber recursos de projetos, além de programas de capacitação do Governo Federal.

“Estamos trabalhando no sentido de tornar Uberlândia um Pólo Nacional de Turismo de Negócios, Eventos e Esportes. O reconhecimento das potencialidades de nossa cidade como destino nacional de turismo ratifica as ações do Poder Público e demonstram, mais uma vez, que estamos no caminho certo”, destacou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes.

Em comparação ao mapa anterior, publicado em 2009, a nova versão possui um número maior de regiões turísticas. Agora, a política nacional de turismo trabalha com a estruturação de 303 regiões turísticas – antes eram 276. Esse aumento se deve, sobretudo, a uma nova divisão e desmembramento de grandes áreas – a exemplo da Serra Gaúcha, agora subdividida em microrregiões.

Todos os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso o número diminuiu de 3.635 para 3.345. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, atribui essa diminuição ao amadurecimento no trabalho e gestão das avaliações do potencial das cidades.

A reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseia nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016. O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do Ministério do Turismo pelo país.

Minas Gerais

O novo mapa de regionalização de Minas Gerais tem 45 regiões turísticas. Eram 52 no último levantamento. Algumas saíram do mapa por falta de certificados ou por não cumprirem critérios obrigatórios estabelecidos pela secretaria. Há regiões turísticas ainda pouco exploradas, como o Lago Três Marias, com potencial náutico, e a região dos Diamantes, que inclui Diamantina e outras cidades.

Nova Divisão:

Norte: 35 regiões e 164 municípios

Nordeste: 81 regiões e 820 municípios

Centro-Oeste: 36 regiões e 220 municípios

Sudeste: 102 regiões e 1.289 municípios

Sul: 49 regiões e 860 municípios

Fonte: PMU

Confira o mapa antigo e o atual

Mapa2

Mapa