Uberlândia e Irlanda assinam termo de cooperação

Uberlândia e Irlanda assinam termo de cooperação

0 3710

prefUm passo importante foi dado nesta segunda-feira (8) para que Uberlândia se torne cada vez mais uma boa opção internacional em setores como esportes, educação, tecnologia, negócios e promoção de eventos. Em visita à cidade, o embaixador da Irlanda no Brasil, Brian Glynn, e a cônsul-geral da Irlanda no Brasil, Sharon Lennon, se reuniram com o prefeito Gilmar Machado e demais lideranças. Durante o encontro no Centro Administrativo Municipal foi assinado um memorando de entendimento entre o Município e a Embaixada da Irlanda para futuros apoios técnicos, promoção, cooperação e intercâmbio entre Uberlândia e a República da Irlanda.
A Irlanda é o primeiro país a escolher Uberlândia como centro de treinamento para os jogos de 2016. A partir de agosto deste ano, alguns atletas já virão para iniciar os treinos e a preparação para as Olimpíadas e as Paralimpíadas.
“Isto funciona como uma propaganda dupla para ambas as partes. No próximo ano teremos a chegada maciça de jovens atletas em Uberlândia. Um dos frutos será o bom entendimento entre os povos”, disse Brian Glynn. Ele destacou que os resultados não se encerrarão com a partida dos atletas após a Olimpíada. Pelo contrário, será o início de uma relação duradoura.
Os irlandeses também conheceram a cidade e as estruturas, principalmente esportivas, que receberão os Comitês Olímpico e Paralímpico da Irlanda para treinamentos durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O itinerário teve visitas ao Estádio Parque do Sabiá, Sesi Gravatás e Praia Clube.
Segundo o prefeito, a parceria com a Irlanda é resultado de um esforço coletivo que envolveu uberlandenses e irlandeses. “O memorando que assinamos reflete nossa postura empreendedora e reúne intenções de se abrir novos caminhos e diálogos. Antes de dar este tipo de passe é importante haver confiança, e isso existe neste ano”, disse. Gilmar Machado destacou ainda que o início da parceria é na área dos esportes, mas existem outras perspectivas em áreas como educação, tecnologia, comércio e indústrias. Esse trabalho de cooperação conta também com a parceria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Segunda delegação em Uberlândia

Além dos atletas da Irlanda, Uberlândia deve receber uma segunda delegação durante a realização da Olimpíada Rio 2016. A afirmação foi feita pelo prefeito, que destacou que os irlandeses se esforçaram pessoalmente na divulgação da cidade e em conseguir mais esta conquista. “Isto demonstra uma amizade que surgiu entre nós e temos muito a agradecer”, disse Gilmar Machado. Quanto ao nome do segundo país, o prefeito deixou para revelar quando os acertos estiverem finalizados.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta