A necessidade de reinvenção do setor de turismo

A necessidade de reinvenção do setor de turismo

0 2624
Imagem: Jorge H Paul

O turismo, prática que surgiu durante o romantismo no século 18, esteve presente na vida das pessoas com o propósito de fazer que elas apreciassem suas viagens. Já no século 21, o termo ainda é executado por grande parte de indivíduos do mundo inteiro.

No ano de 2019, foram cerca de 97,1 milhões de passageiros que viajaram por todo o território brasileiro, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Número bastante expressivo, que tornou a economia do país ainda mais gratificante, movimentando R$ 238,6 bilhões, segundo o relatório ICV-Tur – Índice de pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Entretanto, já no ano de 2020, este cenário mudou. O Carnaval, festa popular no Brasil, movimentou cerca de R$ 8 bilhões em sua economia, o maior valor desde 2015, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Porém, não foi capaz de suprir uma situação que ocorreria logo depois.

No dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de pandemia devido ao surgimento do vírus Covid-19. Tal circunstância afetou todo o setor do turismo, que antes era responsável por movimentar economicamente o país. Contudo, a questão de reinvenção tornou-se necessária, fazendo com que artistas, produtores culturais, feiras, congressos entre outros, encontrassem formas de se manter, principalmente no meio virtual, através de lives e exposições online.

Sendo assim, acreditamos que esta será uma situação passageira e, em um futuro próximo, será controlada permitindo que toda a cena cultural, técnico científica, esportiva, e outros segmentos do turismo, voltem a espalhar e promover benefícios para todas as cidades.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta